domingo, 25 de fevereiro de 2018

Dicas de Viagem: Seoul

Viagem de 4 dias e 3 noites realizada no dia 23 de Dezembro de 2017, durante o Inverno no hemisfério norte.



Sobre o Destino

Seul, a capital da Coreia do Sul (South Korea, em inglês), é uma enorme metrópole onde modernos arranha-céus, metrôs de alta tecnologia e cultura pop se misturam a templos budistas, palácios e mercados de rua. 

As atrações notáveis incluem o futurista Dongdaemun Design Plaza, um salão de convenções com arquitetura curva e com um parque na cobertura; o Palácio de Gyeongbokgung, que já possuiu mais de 7.000 quartos; e o Templo de Jogyesa, um lugar com muitas alfarrobas e pinheiros antigos.
Fonte: GoogleMaps

Visto

Brasileiros não precisam de um visto de turismo para uma viagem de até 3 meses de estadia para visitar a Coreia do Sul. Outras cidadanias podem verificar a necessidade de visto através desse link.

Caso precise de um seguro viagem, a World Nomads oferece seguros customizados para seu tipo de viagem e sua idade a excelentes preços.

Como Chegar

O voo foi escolhido pelo Kiwi, partindo de Nagoya pela JEJUair pelo valor aproximado de 140.00USD, somente ida, com duração de aproximadamente 2h10min, pousando no Seoul Incheon Airport.

Ao chegar ao aeroporto de Incheon a opção mais confortável é pegar um trem AREX até a Seoul Station e depois um metrô linha 1 (azul) e descer na Jongno 3-ga station ao custo aproximado de 5,500.00KRW e duração de 1h21min. Chegando à estação Jongno 3-ga station procure a saída 13 e após alcançar o nível da rua pegue a esquerda (sentido sul) e caminhe 170 metros até chegar ao hotel.

Quando comprar uma passagem de trem ou metrô você pagará pelo cartão eletrônico um valor de 500.00KRW, que pode ser resgatado em máquinas automáticas assim que o cartão é devolvido.

Uma dica que já fica por aqui é que na Coreia, após problemas com o Uber, o aplicativo que se tornou mais popular para corridas de táxi é o KakaoTaxi, muito parecido com o Uber. Táxi em Seoul não é caro e é muito conveniente para quando se está com pressa ou em dia chuvosos.

Faça rapidamente sua pesquisa e reserva de voos por aqui:




Onde Ficar

O hotel escolhido para essa viagem foi o GS Hotel, reservado pelo Booking, localizado no centro de Seoul, próximo ao Cheonggyecheon Stream e a uma caminhada dos principais pontos turísticos da região. Apesar disso, mantenha em mente que andar de táxi e bem barato e o metro cobre quase toda a cidade.

O hotel tem quartos pequenos, mas com banheiros privativos, e serve um café da manha bem básico.

O conteúdo do Blog do Papito é gratuito. Se você está satisfeito(a) com o que é oferecido, ajude-nos fazendo a pesquisa e reserva do seu hotel através do quadro abaixo.


[há mais conteúdo após o quadro]
Booking.com

Aluguel de Carro

Não foi necessário alugar carro nessa viagem, mas se o estilo da sua viagem requer um carro, não deixe de procurar as ofertas do RentalCars, que busca os carros mais baratos em diversas locadoras, exibindo todos os resultados em uma única interface.

Primeiro Dia

Após acomodação no hotel, pegue um táxi e saia para conhecer a Gwanghawmun Plaza, onde você vai encontrar a estátua do rei Sejong, lembrado como o inventor do alfabeto coreano, chamado de Hangeul, entre outras invenções. Atrás da estátua, existem seis colunas com esculturas de ouro retratando as principais realizações do rei.

No fim da praça você vai encontrar o Gyeongbokgung Palace, construído em 1395 e que significa numa "palácio bem aventurado pelo céu". Quando a construção do palácio real principal foi concluída a capital da dinastia recém-fundada se mudou de Gaeseong para Seul, então conhecida como Hanyang. A entrada custa 2,400.00KRW e eles oferecem visitas guiadas gratuitas em Inglês à s 11:00h, 13:30h e às 15:30h, com duração aproximada de 1h.

Passeios curtos e rápidos incluem o National Folk Museum of Korea e o National Museum of Modern and Contemporary Art.

O primeiro tem entrada gratuita e apresenta artefatos históricos do cotidiano dos coreanos. Os visitantes podem aprender sobre os estilos de vida domésticos e agrícolas, além das crenças culturais da Coreia.

A arquitetura do MMCA Seoul foi selecionada através de concurso de design arquitetônico em 2010, e que introduziu o conceito arquitetônico tradicional madang, que é um pátio espaçoso onde as pessoas podem entrar e se reunir para socializar. O edifício também foi projetado para se harmonizar com a natureza circundante ao redor da cidade. A entrada custa 4,000.00KWR.

Ainda na região, caminhe pelo córrego Cheonggyecheon Stream, um dos melhores exemplos de recuperação urbana e paisagística do mundo. Na caminhada você vai encontrar excelentes pontos turísticos, como a Gwangtonggyo Bridge, a Banchado of King Jeongjo, a Fashion Plaza, o Washing Place e o Wishing Wall. Dependendo do horário da visita, você pode pegar tours guiados gratuitos.

Existem milhares de lugares para jantar ao longo do Cheonggyecheon Stream. Um dos restaurantes sugeridos é o Mugyodong Bugeokukjib, com cozinha autentica coreana. Porém fique atento, pois o lugar fecha as 20:00h.

E por fim, para encerrar a noite, visite o Sejong Center for Performing Arts para assistir desde um musical da Broadway como concertos de renomes da musica coreana. Os ingressos podem ser comprados diretamente na bilheteria ou através do site Interpark.

Segundo Dia

Após café da manhã no hotel pegue um metrô até a Gwanghwamun station e procure a saída 6. Após chegar ao nível da rua você vai encontrar do lado direito uma cabine de informações turísticas, onde os atendentes são muito solícitos para qualquer tipo de ajuda que você precisar, inclusive onde encontrar, por exemplo, fraldas nas redondezas.

Uma quadra após a cabine de informações turísticas você vai encontrar o ponto de parada do Seoul City Bus, onde você poderá comprar um city tour por 12,000.00KRW. A sugestão e começar pelo roteiro 1, chamado Downtown Palace Course, com os principais pontos turísticos no centro da cidade. Você pode descer e subir quantas vezes você quiser do ônibus dentro do horário de operação do mesmo. Se você ficar dentro dele o tempo inteiro sem descer o percurso total vai durar aproximadamente 2 horas.

Não são todos os pontos de parada que são atrativos, principalmente quando você não tem muito tempo na cidade. Portanto veja abaixo alguns dos quais vale a pena parar num passeio de dia inteiro.

O palácio Deoksugung, que significa "palácio de longevidade virtuosa", é famoso por sua elegante estrada de pedra. Os visitantes atravessarão a ponte larga de Geumcheon Stream por onde a carruagem do rei passava durante os tempos antigos. O palácio e um complexo com varias edificações. O edifício de Junghwajeon Hall é muito imponente, revelando sua longa história. O Salão Junghwajeon foi o centro da política durante o Império Coreano e serviu de pano de fundo para discussões críticas sobre assuntos nacionais entre os líderes do país. Uma das partes mais impressionantes do edifício é o par de dragões que decoram o dossel acima do trono do rei. Esses dragões também podem ser vistos no teto do Salão Junghwajeon e foram usados para referenciar o Palácio de Deoksugung, que era o palácio imperial naquela época.

O Namdaemun Market foi inaugurado em 1964 e é o maior mercado tradicional da Coréia, com lojas que vendem diversos produtos a preços acessíveis e as lojas nesta área também funcionam como mercados atacadistas. A maioria dos produtos é feita diretamente pelos proprietários e o mercado fica aberto até mesmo de noite, das 23:00h às 4:00h.

Ao lado do mercado você pode encontrar o Sungnyemun Gate, também conhecido como Namdaemun Gate, é o tesouro nacional da Coréia nº 1. É a maior estrutura de pedra de um portão de castelo com uma entrada arqueada no meio. O nome de Sungnyemun significa fogo, que é da harmonia dos Cinco Elementos e, se escrito verticalmente, o caráter chinês 'fogo' parece como se estivesse protegendo.

O War Memorial of Korea exibe e preserva materiais relacionados à Guerra da Coréia e serve como um local educacional moral nacional. O personagem do War Memorial of Korea é o Mudori com um capacete que simboliza a proteção da nação e uma folha de louro que significa paz .

O National Museum of Korea é o maior museu da Coréia e abriga preciosos recursos culturais coreanos que contam a história da fascinante história da Coréia, desde tempos antigos até a era moderna.

Chegando ao Itaewon você pode considerar uma boa pausa para o almoço. A região foi projetada como primeiro Distrito Especial de Turismo de Seoul, para destacar uma diversidade de experiências culturais, de compras e de entretenimento. Muitos atrativos são a cultura alimentar diversificada, que possui cozinha de todo o mundo. Na sequência da Guerra da Coréia, os soldados americanos começaram a permanecer na guarnição de Yongsan e, consequentemente, numerosas empresas e complexos habitacionais foram formados em Yongsan. Em preparação para as reuniões internacionais, os Jogos Asiáticos e Olímpicos de Seul, o governo fortaleceu as infra-estruturas turísticas e revitalizou o comércio, levando turistas internacionais de outras partes do mundo (como Japão, Sudeste Asiático, África, Oriente Médio, etc.) a visitarem Itaewon.

Caso não queira almoçar em Itaewon, outro lugar bem apropriado é o Myeong-dong, que é um dos principais distritos comerciais de Seul. Produtos comuns à venda incluem roupas, sapatos e acessórios, além de restaurantes familiares, fast foods e opções de restaurantes coreanos, ocidentais e japoneses. Muitos restaurantes na região são especializados em dongaseu (costela de porco) e kalguksu (sopa de macarrão).

O Namsangol Hanok Village tem cinco casas tradicionais coreanas restauradas, um pavilhão, jardim tradicional, palco e uma praça com uma cápsula do tempo, tornando-se um local perfeito tanto para os moradores quanto para turistas para fazer uma caminhada de lazer. Ao entrar do portão da frente, os visitantes irão provar a vida tradicional enquanto escapam da movimentada vida urbana dos tempos modernos. O jardim tradicional com seu pavilhão e as casas tradicionais criam um ambiente tranquilo antes da montanha coberta de Namsan. Uma cápsula do tempo que comemora o aniversário de 600 anos de Seul foi enterrada em 1994 no ponto mais alto da vila e está programada para ser reaberta quatrocentos anos depois em 2394. O mobiliário nas casas é providenciado para ajudar os hóspedes a compreender as vidas diárias do passado. Para proteger essas frágeis heranças, apenas uma das casas hanok está aberta ao público.

A Namsan Seoul Tower foi criada em 1969 como uma torre de transmissão para enviar sinais de TV e rádio. Hoje em dia se tornou um dos marcos representativos e multiculturais em Seul. O topo da torre fica a quase 480m acima do nível do mar, combinando a altura da Namsan Mountain (243m) com a altura da torre (236.7m), tornando-se uma das torres mais altas do Oriente.

Especializado em roupas por atacado, o Dongdaemun Market cresceu, tendo mais de 20 centros comerciais. Uma gama completa de itens de moda, que cobrem da cabeça aos pés, são encontrados no mercado a preços módicos.

O DDP (Dongdaemun Design Plaza, também conhecido por Design, Dream, Play) e a maior estrutura amorfa 3D do mundo e foi projetada por uma arquiteta britânica de origem iraquiana, que foi a primeira mulher a receber o prêmio de arquitetura Pritzker. E um complexo multi-cultural onde as novas tendências de design começam e as culturas são trocadas através de exposições, e que oferece conteúdos diversos para experimentar um novo design.

Estando no DDP, aproveite saborear a deliciosa cozinha internacional do Tavolo 24, considerado um dos melhores restaurantes da cidade, onde você poderá experimentar especialidades como LA Galbi, porco grelhado, sushi ou experimentar um buffet de comida coreano. O restaurante tem um ambiente convidativo com estações de cozimento ao vivo!

O Changgyeonggung Palace foi construído pelo rei Sejong. Todos os palácios da dinastia Joseon têm lagoas com uma ponte de arco sobre eles, assim como Okcheongyo Bridge. Cruze a ponte Okcheongyo, passe o portão Myeongjeongmun e você encontrará Myeonjeongjeon, o escritório do rei é o mais antigo dos palácios da dinastia Joseon. As casas estão voltadas para o sul, mas Myeongjeongjeon está virada para o leste, porque o santuário ancestral da família real está localizado ao sul, porém o portão não poderia enfrentar o sul, como é exigido pelo costume confucionista. Tongmyeongjeon é o maior edifício do palácio Changgyeonggung, e você pode reconhecer os detalhes delicados de sua estrutura em várias partes do edifício.

O Changdeokgung Palace foi a segunda vila real construída seguindo a construção do palácio de Gyeongbukgung em 1405. Era o palácio principal de muitos reis da dinastia Joseon e é o palácio mais bem preservado dos cinco palácios reais de Joseon. Os terrenos do palácio são compostos por uma área de palácio público, um prédio residencial familiar real e o jardim traseiro. Conhecido como um lugar de descanso para os reis, o jardim traseiro possui uma árvore gigantesca com mais de 300 anos de idade, uma pequena lagoa e um pavilhão.

Rodeado pelos palácios de Gyeongbokgung e Changdeokgung e pelo santuário de Jongmyo, a Bukchon Hanok Village é o lar de centenas de casas tradicionais, chamadas hanok, que datam da dinastia Joseon. O nome Bukchon, que literalmente se traduz em "aldeia do norte", ocorreu quando o bairro fica a norte de dois importantes marcos de Seul: Cheonggyecheon Stream e Jongno. Hoje, muitos destes hanoks funcionam como centros culturais, casas de hóspedes, restaurantes e casas de chá, proporcionando aos visitantes a oportunidade de experimentar, aprender e mergulhar na cultura tradicional coreana.

As marcas de assinatura da residência presidencial de Cheongwadae são suas telhas azuis. É a primeira coisa que chama a atenção ao entrar nas instalações. Os azulejos azuis e o telhado suave misturam-se lindamente com a montanha Bugaksan no pano de fundo.
Os edifícios únicos de Cheong Wa Dae são compostos pelo escritório principal, Yeongbingwan (Guest House), Chunchugwan (Pavilhão Primavera e Outono), Nokjiwon (Grama Verde), o Vale de Mugunghwa (Rose of Sharon) e os Sete Palácios. É interessante ver que esses edifícios têm formas distintas. Eles são únicos e lindamente projetados, construídos no estilo tradicional coreano. Os azulejos azuis e a forma da curva lisa dos telhados principais da oficina são elegantemente construídos. Aproximadamente 150 mil telhas compõem o telhado da casa azul. Cada um foi assado individualmente, o que os faz fortes o suficiente para ser usado por centenas de anos. Se você virar para a direita, você verá o Chunchugwan. O telhado de Chunchugwan era feito de telhas de barro. Aqui é onde as conferências de imprensa do presidente são realizadas. No lado esquerdo do escritório principal, há o Yeongbingwan. Foi projetado para realizar grandes conferências e eventos oficiais para convidados estrangeiros.

Você pode caminhar ao longo de Nokjiwon e do Vale Mugunghwa. La, uma sucessão de presidentes plantou árvores em ocasiões memoráveis. Existe uma árvore famosa que tem 310 anos de idade. O Vale Mugunghwa tem flores coloridas, uma fonte e uma estátua de fênix, o que o torna perfeito para tirar fotos. É melhor visitar aqui entre julho e outubro, quando as flores Mugunghwa florescem.

E para o fim da noite visite o Daehak-ro (também conhecida como Daehangno), onde existem inúmeros teatros e locais de performance de todos os tamanhos localizados em toda a área. Os visitantes que são fãs de teatro, musicais e música devem dirigir-se a essa região para preencher suas experiências culturais.

Terceiro Dia

Dia de diversão na região ao sul do rio! Se você tem filhos maiores ou quer se divertir em um incrível, colorido e alegre parque de diversões indoor e outdoor, comece pelo Lotte World Theme Park. Com brinquedos que encantam por sua beleza, colorido e engenhosidade! Os tickets podem ser comprados diretamente na bilheteria do centro de compras por 55,000.00KRW.

Dentro do mesmo complexo você vai encontrar o Pororo Park. Se seus filhos são bem pequenos e bem provável que vocês não irão aproveitar ao máximo o Lotte World, portanto economizem dinheiro e gastem muita energia na diversão adequada para as crianças menores. O Pororo Park e baseado no desenho do pinguim Pororo e sua turma, que junto com o Canimals são um sucesso na Coreia e na Asia. A entrada custa algo como 10,000.00KRW para a crianca e 1,000.00KRW para adultos acompanhantes e e valida por 90 minutos.
Fiquem atentos para alguns brinquedos que tem horario agendado para funcionar, como trens e rodas gigantes.

Almoçar dentro do Lotte World ou Pororo Park sera muito conveniente, apesar de um pouco mais caro. Uma opção e sair do parque e almoçar na praça de alimentação do centro de compras. Mas fique atento! Os ingressos do Lotte World não dão acesso a re-entrada!

Depois da diversão em um dos parques, ou nos dois, pegue um metro e vá para o bairro que recentemente se tornou o mais famoso da cidade. Gangnam, que é a localização dessa agradável região. Cheio de lojas, restaurantes e cafés da moda, lembra vagamente a Oxford Street em Londres. Estando la não deixe de passear pelas Sinsa-dong Garosu-gil Street e pelas Apgujeong-dong e Cheongdam-dong.
Prove um excelente white mocha no The Coffee Bean & Tea Leaf enquanto observa os transeuntes nas ruas de Gangnam. Você também vai ficar surpreso nos copos que parecem um envelope de papel para tomar água.

Ainda na região você pode encontrar o Olympic Park, onde se realizaram os jogos olímpicos de Seul em 1988.

Se você quer fazer uma programação diferente, agende-se para assistir a gravação de um dos episódios do Cookin Nanta, um programa que e sucesso na Ásia que mistura comedia e gastronomia.

Quarto Dia

No quarto dia, após o café da manhã no hotel você pode fazer checkout e deixar as malas no locker de la para buscar após o passeio do dia e antes de ir ao aeroporto.

Caso queira tomar cafe num lugar super popular e diferente, você pode visitar o famoso Isaac Toast.

O passeio desse dia pode varar entre um passeio de meio dia começando logo cedo pela manha ao DMZ, ou zona desmilitarizada, que é a borda entre as duas Coreias.

Ou ainda fazer um passeio para Namiseon Island, ao leste de Seoul, e aproveitar para também conhecer a Petite France.

Volte para o GS Hotel, pegue suas malas e novamente um AREX para o aeroporto.

Faca uma excelente viagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário